Atividade Paranormal em Tóquio (Paranômaru Akutibiti: Dai-2-shô – Tokyo Night)


Resenha: Desde o dia em que vi o trailer dessa adaptação da série Atividade Paranormal, feita pelos japoneses, me interessei e muito. Não apenas por apreciar a cultura japonesa - logo também o cinema e os atores japoneses - mas por achar que o filme poderia ser um grande sucesso, até por que, como poucos sabem, um dos maiores filmes do gênero dos últimos tempos - O Chamado - é uma adaptação de um filme japonês. Sabendo da qualidade dos filmes orientais, fiquei empolgado em assistir, mesmo imaginando que a história (em termos) não tinha nada a ver com os filmes hollywoodianos. Atividade Paranormal em Tóquio me agradou até certo ponto, mas como fã dos filmes ocidentais, achei um tanto quanto rídiculo o que os japoneses fizeram dessa vez. Ficou claro que até eles cometem erros...
Haruka Yamano (Noriko Aoyama) é uma japonesa que esteve por um tempo nos EUA, e nessa viagem aconteceu um acidente onde teve fratura exposta em suas duas pernas, precisando viver por algum carregada. Ao voltar para o Japão, Haruka fica aos cuidados de seu irmão Koichi Yamano (Aoi Nakamura), já que o pai dos jovens precisa ir para Cingapura resolver alguns problemas. Logo na primeira noite depois da volta de Haruka à terra do sol nascente, algo estranho acontece em seu quarto: sua cadeira de rodas, que foi deixada do lado da cama, estava no dia seguinte perto da janela. Para tentar acalmar a irmã, e descobrir o que estava acontecendo, Koichi resolve colocar um pequeno monte de sal no quarto de Haruka, e deixa uma câmera escondida debaixo da cama. No dia seguinte, ao ver a gravação feita durante a noite, percebem que algo estranho aconteceu naquele sal, e descobrem que há algo sobrenatural na casa. Para tentar afastar os males que estavam ali, Koichi passa a gravar tudo o que acontece no quarto, apesar de no inicio Haruka ser contra. A cada noite que se passava, algo diferente acontecia. Algo precisava ser feito, e nisso que o filme dá continuidade.
Como disse no ínicio, os japoneses erraram e erraram feio ao fazer este filme. Na verdade, Atividade Paranormal em Tóquio nada mais é do que uma continuação nipônica do primeiro filme ocidental, e isso é revelado quando Haruka conta ao seu irmão que a mulher com quem se envolveu no acidente nos EUA, era Katie (sim, a Katie do primeiro filme) que antes de matar seu marido (sim, o marido era Mica) também estava com esses problemas sobrenaturais, ou seja, ao se envolver no acidente, nossa querida japonesinha passou a sentir esses fenômenos sobrenaturais, exatamente como é revelado no segundo filme, que mostra como tudo começou na vida de Katie. Para piorar a vida dos produtores japoneses, o filme foi lançado no mesmo ano da continuação do filme ocidental, dando a impressão de que há duas continuação, no entanto, na verdade há uma continuação nipônica e hollyoodiana. Ou será que um completa o outro? Felizmente, APT chegou no Brasil apenas este ano, mas...

Nem tudo é imperfeito no filme, que possui algumas cenas até mais tensas (não, novamente não foi assustador para mim) do que na adaptação ocidental, porém, novamente o problema com os atores selecionados para fazer parte do elenco chega a ser desagradável. Como em todos os filmes, o homem fazer papel de rídiculo. Eu diria mais, chega dar pena de Aoi Nakamura neste filme, em compensação, Noriko Aoyama está em situação oposta, já que está espetacular tanto nos momentos que está possuída, como também nos momentos mais simples do longa. (Aliás, Noriko é simplesmente linda *-*)
O pior de tudo nem é os atores, mas sim o final, que é praticamente idêntico ao primeiro, mostrando que os japoneses não acreditavam que a continuação ocidental seria de tal forma, enquanto a melhor coisa, é não haver enrolação como nos do ocidente. Fica claro que são culturas cinematográficas totalmente distintas, e caso este filme não seguisse nada do ocidente, poderia ser ainda melhor (sabemos que eles são capazes de fazer isso). Só imagino como seria esta série gravada em solos brasileiros. As vezes acho que seria até engraçado, porque muitos brasileiros não levam este assunto a sério...

5 Comentários

  1. Ai Rick qndo eu assiti atividade paranormal e todo o que aconteceu com a katie e mica, fiquei horrorizada... assisto mais nada relacionado ao tema... pois acredito nessas coisas... tenho medo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tb assisti a Atividade Paranormal e acho que é um dos mais assustadores filmes q eu já vi! Não assisti a continuação e nem sabia q tinha uma versão japonesa. Uma coisa é certa, se eu for assistir, será mto bem acompanhada e de luz acesa. Sozinha, nunca! Não tenho coragem!

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  3. A série é muito boa, mesmo que não tenha me assustado tanto como eu imaginava no começo. Confesso que quando me passaram o filme pela primeira vez, fiqueio enrolando... enrolando e não assisti, mas como disse, não me assustei como esperado.

    ResponderExcluir
  4. É realmente uma grande pena os filmes asiáticos não se firmarem aqui no Brasil. Ainda existe muito preconceito. As locadoras cariocas então, até agora só uma meia dúzia de filmes asiáticos. Eu e outras pessoas, fãs desses filmes, gostariamos que essa realidade mudasse.

    ResponderExcluir
  5. Já assisti diversos filme/série live-action orientais, e posso afirmar que eles são muito competentes. Tá, muitas vezes os filmes de lá não tem toda a qualidade dos hollydianos, no entanto, os orientais (japoneses ou não) tem uma cultura incrível.

    Muitas vezes, inclusive, existem filmes adaptados por nos do Ocidente.

    Espero que essa realidade de 'desfazer' de tudo que vem da Ásia mude, não só no Rio

    ResponderExcluir