Para quem prefere assistir aos filmes a se divertir no Carnaval, tem tudo para se sentir satisfeito com os filmes que estreiam nessa sexta-feira nos melhores cinemas do país. São os mais variados gêneros, e com estreias aguardadas há muito tempo.
Entre os destaques da semana, o drama A Dama de Ferro – com duas indicações ao Oscar 2012 - baseado na vida de Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990. Com indicações em diversas categorias do Oscar, o filme A Invenção de Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese, também tem sua estreia nessa sexta-feira pré-carnaval.
Depois de cinco anos, o ator Nicolas Cage, de Caças as Bruxas (Resenha), volta a interpretar o Motoqueiro Fantasma no filme Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança. Já Brad Pitt vive o famoso gerente de futebol americano Billy Beane no filme O Homem que Mudou o Jogo. Outro filme que promete.
Além disso, um documentário brasileiro e mais um filme de Selton Mello têm suas estreias nessa sexta-feira. Conheça todas as estreias:

A Dama de Ferro (Destaque)
Título Original: The Iron Lady
País: Reino Unido
Direção: Phyllida Lloyd
Gênero: Drama
Sinopse:
Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.


A Invenção de Hugo Cabret (Destaque)
Título Original: Hugo
País: EUA
Direção: Martin Scorsese
Gênero: Aventura
Sinopse:
Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.



Caminho para o Nada
Título Original: Road to Nowhere
País: EUA
Direção: Monte Hellman
Gênero: Suspense
Sinopse:
Tygh Runyan (Mitchell Haven) é um jovem cineasta que resolve rodar um filme baseado na história de um crime real, ocorrido no interior dos Estados Unidos, onde um político e sua amante aparentam ter cometido suicídio. Para interpretar a amante é contratada uma mulher misteriosa (Shannyn Sossamon), bastante parecida com a pessoa na qual sua personagem é inspirada. Aos poucos Tygh é envolvido cada vez mais pelo ocorrido, desenvolvendo uma obsessão pelo caso e por sua protagonista.



Hotxuá
Título Original: Hotxuá
País: Brasil
Direção: Letícia Sabatella e Gringo Cardia
Gênero: Documentário
Sinopse:
Documentário sobre a tribo indígena krahô, que vive em Palmas, Tocantins. Marca a estreia na direção da atriz Letícia Sabatella e do artista plástico e cenógrafo Gringo Cardia. Eles acompanharam o dia a dia dos krahô e retratou a Festa da Batata, mais importante evento da tribo, que marca a mudança da estação chuvosa para a seca.



Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança (Destaque)
Título Original: Ghost Rider: Spirit of Vengeance
País: EUA
Direção: Mark Neveldine e Brian Taylor
Gênero: Aventura
Sinopse:
Nove anos após se transformar no temido Motoqueiro Fantasma, Johnny Blaze (Nicolas Cage) se refugia no leste europeu para tentar controlar sua maldição ou, pelo menos, deixá-la escondida da maioria das pessoas. Ele leva uma vida solitária, até ser obrigado a entrar em ação ao ser chamado por um culto para salvar a vida de Danny (Fergus Riordan), de apenas 10 anos. O garoto está ameaçado pelo Diabo (Ciaran Hinds), que deseja encarnar em seu corpo.



O Homem que Mudou o Jogo (Destaque)
Título Original: Moneyball
País: EUA
Direção: Bennett Miller
Gênero: Drama
Resenha: Clique Aqui
Sinopse:
Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa, ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.



Reis e Ratos (Destaque)
Título Original: Reis e Ratos
País: Brasil
Direção: Mauro Lima
Gênero: Comédia
Sinopse:
Rio de Janeiro, 1964. O clima de conspiração devido à presença de João Goulart como presidente afeta Troy (Selton Mello), um agente da CIA radicado no Brasil que passa a duvidar de sua fidelidade ao país natal. Com a ajuda do major Esdras (Otávio Müller), ele elabora uma armadilha para o presidente que pode atrapalhar os planos do golpe militar, que estava prestes a acontecer.