Beijada por um Anjo 5: Revelações, Elizabeth Chandler (Mary Claire Helldorfer), tradução de Marsely De Marco Martins Dantas, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 320 páginas.

O último livro da série Beijada por um Anjo lançado até então é Revelações, que dá continuidade a segunda parte da saga, que teve inicio com Destinos Cruzados (Resenha). Nesse livro, Elizabeth Chandler desvenda todos os mistérios e mostra realmente a força do amor entre Tristan e Ivy, mas há controvérsias.
Os admiradores de livros com suspense e investigações têm tudo para gostar de Revelações, um livro que procura desvendar todos os mistérios criados no quarto livro da série. Para desvendar esses mistérios, a protagonista, Ivy, continua em férias e passa a investigar tudo o que tem acontecido e descobre que o tem por trás dos mistérios pode ser mais perigosos do que ela poderia imaginar.
O perigo continua grande e Ivy, aparentemente mais madura, percebe que precisar tomar alguma atitude para que todos se salvem. A luta contra o tempo e pela sobrevivência de um grande amor dá ao livro um ritmo mais acelerado do que os demais. Em cada capítulo, a autora mostra novas evidências para que o próprio leitor possa juntar os detalhes já expostos. As novas tecnologias, que critiquei na última resenha, também tem sua importância e talvez explique o que levou seu uso - ainda que continue achando desnecessário.

“Ivy começou a chorar. O medo e a dor que se edificavam dentro dela nos últimos noves dias começaram a se espalhar. Ela teria ido aonde quer que ele fosse, ficado onde quer que ele ficasse, se ao menos Tristan lhe permitisse fazer isso, se ao menos ele lhe pedisse para ir com ele. (pág. 69)”.

Quem pensava que a autora não conseguiria criar uma reviravolta em suas histórias, vai se surpreender com o final empolgante e ao mesmo inesperado. Claro que os suspenses sempre geram a ideia de que a verdade não estaria tão clara. Depois de quatro livros onde o óbvio fazia a sua parte, a autora cria algo inimaginável – ou pelo menos descartado. Nesse caso, as ideias que criamos ao longo de 28 capítulos são inválidas quando a verdade é enfim revelada, e aqui a autora felizmente se superou.
Após toda a série, o que muitos esperam é que o amor possa prevalecer e que as personagens tenham um sossego para aproveitar a paixão sempre tão explícita. Quem espera por isso pode se decepcionar. O amor de Ivy e Tristan continua sendo verdadeiro e chamando a atenção por este fato, porém o livro se foca muito mais na investigação, já citada, do que no próprio romance. A autora pode estar guardando este momento para o sexto livro - com lançamento previsto para 2013 - para só enfim realizar o desejo dos apaixonados de plantão – ou não?
Mais uma vez são introduzidas novas personagens, mas isso não supera a falta que Philip, irmão caçula de Ivy; e de o anjo Lacey, que tem fundamental importância ao longo dos livros. São as personagens mais cativantes e que infelizmente a autora deixa, mais uma vez, de lado, usando-os em raros momentos.
Além de toda a investigação, Revelações ainda reserva um espaço para a emoção, principalmente quando Ivy volta para a sua cidade e se encontra com os pais de Tristan. Claro que isso não tira todos os pontos negativos que encontramos ao longo da série, que ainda tem Beijada por um Anjo (Resenha), A Força do Amor (Resenha) e Almas Gêmeas (Resenha). O quinto livro mostra que Chandler pode ter acertado ao voltar a escrever; mostra também que o melhor a se fazer é encerrar a saga no sexto livro. Há diversos pontos positivos, mas os anjos agradeceriam que a série não se tornasse excessiva demais.

“Naquela noite sem luar, Tristan sabia que a visão física não significava nada, mas também sabia, vendo Ivy no escuro, como o amor podia lhe oferecer uma visão, independente da lua e das estrelas. (pág. 172)”.
Esse é um livro que está na lista de leituras há bastante tempo e demorou para ser lido devido aos primeiros livros da série. Ainda assim, não poderia deixar de agradecer a editora Novo Conceito pelo exemplar cedido para a resenha e também para a promoção, que terá inicio no próximo domingo. Aguardem!!