Garota Replay, Tammy Luciano, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 144 páginas.

A carioca Tammy Luciano é a primeira autora contratada pela editora Novo Conceito e lançou recentemente pelo selo Jovem, o livro Garota Replay, sua quarta publicação. Além de autora, Tammy Luciano é jornalista e atriz – tendo participado de algumas produções globais -, e ficou conhecida por vídeos e textos na web, que em sua maioria, retratam sobre relacionamentos de jovens.
Garota Replay é narrado em primeira pessoa por Thizi, uma jovem carioca que vive sozinha, mas que tem todas suas vontades atendidas pelos pais, que estão sempre viajando pelo mundo. Thizi é apaixonada pela vida e aproveita tudo de bom que ela pode oferecer, mas um grande problema surge quando ela descobre a traição de, Tadeu, seu namorado. Essa traição ainda gera uma briga entre ele e o melhor amigo de Thizi, Tito. Se não bastasse toda essa confusão, Thizi se depara com uma garota exatamente igual a ela. Surgem, então, diversas perguntas que passam a atormentá-la: O que essa garota replay representa? Algum segredo do passado ou uma alucinação? Qual a intenção de sua replay?

“Tinha assinado minha alforria, liberdade condicional e o resto continuaria resto. Cheguei a dar pulinhos no corredor. Senti uma sensação de alívio, com o coração voltando a bater um pouco feliz, no compasso de antes. (pág. 50)”.

Não é preciso muito para saber que os livros de Tammy Luciano são destinados ao publico adolescente e que eles envolvem situações de pessoas dessa faixa etária. Em Garota Replay, a protagonista não é tão jovem, mas qualquer uma poderia viver tais situações e por isso as jovens podem se identificar com Thizi.
O problema de Thizi é sua personalidade, já que possui muitos traços que deixam a desejar – algo que pode ter sido proposital – e que nem sempre é o melhor a se fazer. Na verdade nenhuma das personagens consegue conquistar o leitor e facilmente tentamos entender algumas atitudes, sobretudo quando se trata de Tadeu, namorado de Thizi que de mocinho não tem nada e conquista o desapreço logo nas primeiras páginas. O mais interessante das personagens é a relação entre Thizi e Tito, que pode mostrar aquilo que é tão comum no nosso dia-a-dia: o amor existente entre amigos.
Como todo livro teen, Garota Replay tem um início bem monótono. Sua história em si não é nada inovadora, por isso demoramos a entrar no clima. Diversas foram as histórias em que uma garota foi traída pelo namorado e ainda precisava enfrentar problemas – se é que posso chamar assim – da relação com seu melhor amigo. Mas Tammy Luciano soube deixar a história, que poderia ser só mais uma na literatura, com algo inovador e que fizesse toda a diferença: a replay.
Desde o primeiro momento em que ela aparece nos perguntamos o que ela realmente é. Esse mistério continua ao longo de muitos capítulos e criamos diversas teorias, que vão das fantasias por parte da autora, aos segredos da vida de Thizi. Em determinado momento, a realidade – tão exposta ao longo do livro – dá lugar a esta fantasia citada e tentamos entender o que levou Tammy a colocar isso na história. É exatamente nesse momento que acontece uma reviravolta e a autora mostra sua qualidade para surpreender o leitor. O livro então ganha um destaque especial, apesar de não conquistar um lugar entre os favoritos.
A capa do livro, criada por Sabrina Eras, gera algumas controvérsias. Ela tem um clima jovem e explica bem aquilo que encontramos no interior do exemplar. O único problema são os traços das garotas da capa, pois falta algo para encantar totalmente. Isso poderia ser melhor para o livro, afinal, não conquistaria apenas os leitores jovens.
Com uma história leve, Tammy Luciano proporciona um breve momento de entretenimento. Um livro destinado ao público jovem, que de alguma forma pode se identificar com as personagens. Uma leitura rápida e que proporciona diversas reflexões sobre atitudes e segredos, conseguindo ainda despertar certo mistério que envolve o leitor. Pode gerar críticas positivas e negativas, mas uma coisa é certa: Tammy Luciano tem talento para a escrita e pode se tornar – se já não pode ser considerada assim -, uma das autoras teens mais talentosas de nossa literatura. Esse público está muito bem representado.

“Um namoro acaba e jamais seremos os mesmos. Em algumas fases da vida, você se entrega para quem não te dá o menor valor e a única maneira de inverter isso é se valorizar. (pág. 137)”.

Deixe um comentário