Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger)

Estreia: 29 de julho de 2011

Resenha: Diversos são os heróis dos quadrinhos que ganham adaptações aos cinemas e na maioria das vezes essas adaptações agradam pelo simples fato de dar vida a personagens marcantes. Quando esse caso se refere ao Capitão América, pra mim um dos melhores personagens da Marvel, a expectativa é grande e é fácil o filme entrar na lista dos favoritos, principalmente após uma excepcional produção.
Se passando na 2ª Guerra Mundial, Capitão América: O Primeiro Vingador conta a história de Steve Roger (Chris Evans), um jovem franzino que é rejeitado a servir o exército, mas que após uma nova tentativa, é escolhido pelo Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci) para participar de um experimento de supersoldados.
Considerado uma arma humana potente para ser desperdiçada, ele passa a servir como uma celebridade, usando um uniforme com as cores da bandeira americana para ajudar os verdadeiros combatentes. Mas os planos nazistas viram uma ameaça e Steve percebe que não pode ficar parado. Ele entra em ação como o Capitão América, aquele capaz de destruir os planos dos nazistas e também Caveira Vermelha (Hugo Weaving), personagem tão conhecido e que é o grande vilão do longa-metragem.
Impossível começar a falar do filme sem citar a maestria de Chris EvansQual seu Número? (Resenha) – em mais uma atuação. Ele mostra ser um ator mais competente do que foi em outras atuações e surpreende em todos os momentos, a começar quando interpreta um jovem fraco, incapaz até mesmo de ser escolhido para uma guerra. É show os efeitos especiais usados no ator, que o deixaram exatamente como imaginaríamos no início da história. Todos aqueles que disseram não existir alguém capaz de interpretar o Capitão América melhor do Evans estavam certos.
Os efeitos especiais ainda surpreendem nas sequências, principalmente quando há a ação aguardada por muitos. Em ritmo acelerado, acompanhamos todas as aventuras de Steve e é impossível desgrudar os olhos da tela. Encontramos ainda tudo aquilo que buscamos na adaptação de um herói: carisma, ação, bom humor e cenas marcantes.
Aqueles que tinham medo de que algo fosse deixado de lado e assim prejudicasse o filme, vão se surpreender com magnificência com que os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely desenvolveram a história, dando espaço inclusive para algumas explicações e surpresas em relação a heróis – sim, no plural.  Um enredo muito bem amarrado que dá espaço para os aliados do protagonista, e também por isso foi considerado um dos melhores longas-metragens da Marvel Studios – sendo superado, talvez, por Homem de Ferro.
A espera será grande, mas o dia 04 de abril de 2014 pode ter um espaço reservado na agenda, já que Steve Rogers volta para um novo filme solo, que dá continuidade a sua história a partir de Os Vingadores, que teve sua estreia em 27 de abril.
Para os fãs de filmes como esse – seja fã da personagem ou não -, é certamente uma ótima escolha, ainda mais por explorar bem a história que Steve Rogers realmente merece por tudo aquilo que representa desde 1941, quando Joe Simon e Jack Kirby criaram o personagem mais patriota da história dos quadrinhos.