Mentalmorfose, Elton Silva de Lima, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Multifoco, 2012, 68 páginas.

Alagoano, poeta vencedor do Concurso de Poesia Graciliano Ramos, estudante de letras e psicologia. Depois de iniciar a divulgação de seu trabalho na internet com os contos Paranoia (Resenha) e Blackhills (Resenha), o autor parceiro e amigo Elton Silva de Lima publicou Mentalmorfose, seu primeiro livro e já desponta como uma grande promessa literária.
Mentalmorfose é uma coletânea de poesias escritas pelo autor e que mostra sua visão do mundo em diversos temas distintos. De forma crítica e poética, o autor nos fala sobre amor, saudade, sobre a vida dos escritores e devaneios diversos, o que gerou inclusive o título de uma de suas poesias: Devaneios & Delírios.
Com rimas ou não, encontramos em Mentalmorfose 68 páginas de muita filosofia da mente jovem de um escritor que tem tudo para ser reconhecido como um verdadeiro gênio das palavras. Sou suspeito pra falar, já que acompanhei a carreira do autor desde o início e torci para ver sua primeira obra publicada o quanto antes, mas posso afirmar que Elton tem qualidade para escrever e emocionar seus leitores.
O livro começa de forma espetacular com a poesia Aprendiz de Escritor, onde o autor faz comparações com Camões (Imortais da Literatura), Machado de Assis, Fernando Pessoa e encerra dizendo que escrevendo se sente vivo, mesmo que morra - um sentimento que está em todo escritor e é impossível não se identificar. Outro grande destaque é Canção do Passado e do Presente, onde Elton faz uma referência à famosa Canção do Exílio. Voltando a falar sobre os poetas, o autor nos brinda com um poema fantástico em Donos do Mundo, onde revela como imagina que seria o mundo se os poetas fossem donos dele. Em um dos versos ele é claro ao dizer que sairiam flores dos canhões, o que não deixa de ser uma verdade.

“Enfim, Alagoas, que me dás morada
Ajude-me a ajudar-te na construção da tua estrada
Acompanhe o crescimento em todos os termos
E que cresça teu povo! Livres do mal do erro”. (Alagoas - pág. 29)

Estaríamos hoje tão pobres se não tivéssemos sido tão roubados e massacrados?, é a pergunta feita em América, um dos poemas que fazem o leitor refletir, afinal, somos chamados de subdesenvolvidos, mas as nossas riquezas foram roubadas de forma injusta. É apenas um dos poemas que mostra como o autor vê o mundo.
Mentalmorfose é prefaciado por Vanusia Amorim e em poucas palavras, Vanusia retrata bem aquilo que encontraremos nas páginas seguintes, não deixando de expor ao leitor a verdadeira face de Elton SDL, como o autor é conhecido. Um jovem escritor que ama os versos e batalha para levá-los ao maior número de pessoas. Que encanta ao falar sobre seu amor por essa arte que muitas vezes ignorei, mas que com essa pequena obra me conquistou novamente.
A publicação deste livro marca a realização de um sonho e também a conquista de uma vitória mais do que merecida por parte do autor. Fico feliz por ter participado desde o início da divulgação da carreira de Elton e fico orgulhoso por ele. Mais do que isso, indico essa obra que tem tudo para mexer, de uma forma ou de outra, com a mente do leitor e quem sabe despertar o poeta que existe dentro de cada um.

“Quero o amor de Bianca.
Amor de bochechas. Esse é o que eu quero.
O resto não é amor, é preocupação” (Amor de Verdade - pág. 44)