São poucas as pessoas que conseguem atuar em diversas áreas com a mesma qualidade, conquistando espaço por seu talento. São raras as exceções, por isso pessoas assim devem ser valorizadas e apoiadas por seus trabalhos e projetos. Em julho, a entrevistada é um verdadeiro multitalento. Atriz, jornalista e escritora, participou de diversas novelas, atuou em importantes peças de teatro e escreveu mais de 30 textos teatrais. Foi colunista do Jornal do Brasil On-line e do Baguete Diário, além de idealizadora de projetos como o Crônica Falada. Autora de quatro livros, lançou recentemente pela editora Novo Conceito o livro Garota Replay (Resenha), mostrando seu talento em uma escrita rápida e digna de filme. Tammy Luciano é uma das principais autoras teens de nosso país e agora estamos De Olho Nela:
Foto tirada do perfil do Facebook
Over Shock - Olá, Tammy, agradeço por você conceder essa entrevista e espero que você goste das perguntas abaixo. Aproveito para dizer que você é uma das autoras jovens mais talentosas de nosso país. Mas, para iniciar nosso papo, fale um pouco sobre quem é a escritora Tammy Luciano.
Tammy Luciano - Eu que agradeço. Obrigada pelas palavras. Na verdade tento não pensar muito que sou uma das autoras comentadas. Foco meu trabalho em escrever, me comunicar com os leitores, fazer meu teatro, meus vídeos... Mas claro fico muito feliz de sentir que não sou mais tão desconhecida, que portas foram abertas, porque não é fácil, a gente batalha tanto para acontecer e depois que a carreira acontece é uma felicidade enorme. Eu sou uma escritora de bem com a vida, eu amo a minha vida como ela é. Adoro dar risada, fazer eventos, ter minha família do meu lado, curto demais meus leitores e vivo meus dias pensando muito na ideia da minha escrita ajudar pessoas.

Over Shock - Tammy, além de escritora, você também é atriz e jornalista. Quando surgiu o interesse e qual o momento mais marcante da sua carreira com as artes cênicas?
Tammy - Eu faço teatro desde 14 anos. Comecei por acaso, fazendo uma peça em um aniversário e me apaixonei. Nunca mais parei. Me formei em Artes Cênicas, jornalismo, passei a atuar, trabalhar em veículos de comunicação e no meio disso, descobri a escrita. Eu fiz pouca TV, meus momentos marcantes foram mais em teatro, atuei sem parar por vinte anos. Acho muito curioso me citarem apenas como escritora, porque fiquei em cartaz anos, integrando muitas peças, lecionando teatro no Retiro dos Artistas, onde estou até hoje. Uma personagem que marcou minha vida foi a Maria da Poesia, uma personagem catadora de lixo com uma carga emocional enorme:
Over Shock - Como foi a experiência de trabalhar em novelas, como Senhora do Destino, e programas, como o Linha Direta? Essas experiências ajudam de alguma forma quando você está escrevendo seus livros e criando suas personagens?
Tammy - Não exatamente, mas foram momentos muito valiosos. Na verdade, enquanto você faz teatro, as pessoas acham que é brincadeira, mas quando aparece na TV, as pessoas passam a acreditar que existe um trabalho sério. Senti isso na escrita também. Enquanto escrevia poesias, crônicas, ninguém achava que eu era profissional da escrita. Quando lancei meu primeiro livro, aí recebi um respeito bem maior. No caso da TV, o que fica em mim é o profissionalismo de todos  quando estão gravando e trabalhando intensamente para preparar capítulos e episódios. 

Over Shock - Você encontrou algum tipo de dificuldade para publicar seu primeiro livro, Fernanda Vogel na Passarela da Vida?
Tammy - Ah, claro. Eu lembro que eu não entendia nada sobre publicar, procurar editoras... A Myrian Vogel, mãe da modelo Fernanda Vogel que escrevi a biografia, me ajudou e apoiou muito. Quando terminamos o livro, fizemos umas doze cópias e mandamos para várias editoras. Recebemos não,  recusamos algumas propostas e fechamos com a 7Letras que tinha uma proposta muito bacana de colocar fotos da Nanda no livro, fazer uma edição caprichada, com uma boa tiragem. Mas depois que o livro sai, é o que trabalho começa. Eu aconselho quem ainda não conquistou seu espaço para não desistir. É difícil sim, mas é possível, então se é seu sonho, batalhe até conseguir.

“Unidos do nosso jeito, sem rótulo
Você sabe exatamente quem eu sou
Eu aceito suas feias imperfeições
porque sabemos não existe amor sem dor”
(Tammy Luciano no poema Felicidade só Nossa)

Over Shock - Em 2005 você lançou o livro Novela de Poemas. Você continua escrevendo poemas e pretende voltar a lançar um novo livro, ou agora você vai se dedicar apenas aos romances?
Tammy - Eu ganhei um patrocínio da empresa Orient Mix e lancei Novela de Poemas na Bienal 2005. Foi um projeto muito especial, o livro fez muito sucesso na Bienal e eu estava ali, encontrando leitores, mostrando meus poemas, aprendendo muito na Bienal 2005. Eu ainda escrevo poemas, mas não pretendo publicar. Gravar sim! É que eu tenho um projeto chamado Clipe de Poesia em que gravo minhas poesias (http://www.tammyluciano.com.br/clipedepoesia.html) Estou amando publicar meus romances, estou bem focada nisso.

Over Shock - Qual seria sua reação se hoje estivesse na mesma situação de Mila, protagonista de Sou Toda Errada?
Tammy - Ah, eu não estaria. Eu sempre soube lidar bem com os términos de relacionamentos. Ia embora e sofria sozinha. É difícil saber que o outro não quer mais, mas a gente precisa seguir. A Mila não consegue sair dali, tem pouco amor próprio, pouca fé... Muitas garotas vivem o mesmo, ficam apaixonadas pela dor do relacionamento e alimentam o sofrimento. Eu sempre fui de levantar e seguir. Dói para todo mundo, mas a gente precisa ser forte. A Mila se torna vilã e fico feliz dos leitores terem se surpreendido por eu decidir escrever o lado da malvada, afinal em Sou Toda Errada a mocinha pouco aparece. 

Over Shock - Como foi o processo de escrita e publicação de Garota Replay? 
Tammy - Eu amei escrever Garota Replay. Eu não sabia quem era a Replay, como o livro terminaria e não esperava que os leitores se envolvessem tanto com o mistério da Replay. O retorno tem sido maravilhoso. Eu demorei um ano escrevendo o livro, minha rotina é escrever de segunda até sexta, uma média de dez horas por dia e revisar bastante o livro. Depois disso, entreguei o livro para o meu agente literário Bruno Borges que foi quem negociou o livro com a Novo Conceito. Foi uma alegria enorme saber que eu seria a primeira autora brasileira do Selo Novo Conceito Jovem. A editora me recebeu com tanto carinho, estão apostando no meu trabalho, sem nenhuma diferença dos livros internacionais.

Over Shock - Garota Replay é um livro destinado ao público jovem, mas que tem uma mensagem final que pode ser aproveitada por todos. Você acredita que isso tem chamado a atenção de muitos leitores, mesmo aqueles que preferem livros mais adultos?
Tammy - Garota Replay é um livro de essência jovem sim, mas tenho recebido boas avaliações de leitores mais velhos. É bom demais receber apoio das mães que também me escrevem e comentam meus livros. A capa acabou trazendo as leitoras teens e esse público é muito querido comigo. O livro está me fazendo conhecer muito leitor querido.

“O vestibular não é apenas aquela prova no papel e sim uma prova de vida. Uma batalha onde a gente precisa mostrar que conseguiu e pode. E não só para as pessoas. Também para deixar claro pra gente que vencemos o obstáculo. E ele nunca é fácil. Só sabemos disso quando estamos lá. Todos juntos, com caneta azul, carteira de identidade e inscrição na mão. Objetivos iguais e cada um por si.” (Tammy Luciano na crônica - Vivendo o Vestibular)

Over Shock - O final de seu último livro é arrebatador. Essa sempre foi sua intenção, ou de início você pretendia fugir um pouco da realidade?
Tammy - Fico muito feliz que curtiu. Honestamente eu não sabia que existiria essa curiosidade sobre o mistério da Replay. Fui escrevendo, curtindo a história, sem ficar me cobrando em acertar. Eu sigo envolvida pela história e se ela me agrada é o que me move a escrever o livro até o fim. Amo meus leitores, mas não escrevo me obrigando a agradar. Eu gosto muito de escrever sobre as personagens imperfeitas, cheias de questionamentos, em Garota Replay eu queria tratar do tema irresponsabilidade no volante que, infelizmente, é muito comum nos dias atuais. Então, de início pode parecer que o livro trata de um tema fantasia, mas pelo contrário é a história bem real de uma garota carioca como muitas, com dinheiro, mas ausência dos pais, tendo seu mundo para descobrir. 

Over Shock - Existe alguma possibilidade de Garota Replay sair das páginas dos livros e ganhar uma versão no cinema, por exemplo? Se sim, quem você, que conhece as personagens como ninguém, escalaria para o elenco?
Tammy - Eu escrevi o livro com uma pegada cinematográfica, queria cenas diretas, acontecimentos intensos, a mente da Thizi acelerada, reflexiva, levando o leitor a mergulhar no momento difícil da vida da Thizi. Muita gente vem dizendo que o livro daria um filme. Fico feliz, quem sabe? Sou Toda Errada teve uma versão teatral, se Garota Replay virasse filme, eu adoraria. No elenco? Ai, socorro, deixa pensar. Cada hora eu penso em atores diferentes. Ah, a Thizi tem o rosto parecido com a Letícia Persiles. Gosto muito do Mateus Solano, ele daria um ótimo Tito e o vilão, ah, Wagner Moura... 

Over Shock - “Você já pensou em, numa noite qualquer, dar de cara com você?” O que você faria se encontrasse você mesma?
Tammy - Essa é a pergunta que mais me fazem ultimamente. Eu digo que falaria: você não vai acreditar, mas escrevi um livro contando exatamente isso. Seria bem curioso. Outro dia, uma leitora me disse que existem no mundo 5 pessoas iguais a gente. Gostaria de saber onde estão as minhas cópias, seria bem curioso me olhar, não sendo eu mesma.

Over Shock - Além de todos os seus trabalhos, literários ou não, você também possui alguns projetos bacanas na internet, como o Crônica Falada. Qual o seu objetivo ao falar com os jovens através das ferramentas que encontramos nos dias atuais?
Tammy - Obrigada! Eu amo fazer. Eu batalhei muitos anos e gosto da ideia de inspirar pessoas a acreditarem nos seus sonhos. Esse é o clichê mais sábio de todos. Vejo pessoas que passam anos, deixando de lado suas vontades, desejos porque acham que não vai acontecer. Só vence quem luta. Eu coloquei na minha cabeça o que eu queria e fui lutar por isso. Hoje tento retribuir com meus projetos, principalmente os livros e o Crônica Falada (www.tammyluciano.com.br/cronicafalada.html), as coisas boas que tenho recebido, trabalhando para que as pessoas lembrem como é importante ser feliz.

Over Shock - E como está o trabalho para o seu próximo livro? Você pode adiantar alguma coisa sobre ele?
Tammy - Eu estou finalizando o livro e espero que os leitores adorem. Não posso falar muito, mas adianto que é um livro que trata o tema abandono, a personagem central foi deixada de lado por pessoas que ama e precisa refazer sentimentos na dor. É uma história de amor. Não sei ainda quando o livro será lançado. 

Over Shock - Para encerrar, qual sua visão do atual mercado editorial brasileiro?
Tammy - Um mercado muito difícil, vivemos em um país de culto ao corpo, em que peladas são tratadas como divas, então é complicado. Autores mal conseguem patrocínios, conheço escritores que pagam para visitar cidades, enquanto ex-big brother ganha muito bem para dar tchauzinho em Micareta. O lado bom disso é a virada positiva dos autores nacionais que cansados de esperar, começaram a batalhar por ainda mais espaço, aumentando oportunidades, recebendo muito apoio dos leitores. Muito jornalista tem se surpreendido com o sucesso dos livros nacionais. Vejo o mercado crescendo para os autores brasileiros e torço para esse preconceito de que escritor brasileiro não é tão bom quanto internacional seja comprovadamente uma bobagem. 

Over Shock - Jogo Rápido:
Fernanda Vogel na Passarela da Vida: A Nanda será sempre minha modelo preferida. Foi meu primeiro livro e mudou minha vida para sempre.
Sou Toda Errada: Não imaginei que tanta gente ia curtir a minha protagonista vilã. A Mila tem vários fãs. 
Garota Replay: Tenho vivido dias lindos com Garota Replay!
Thizi: Ela tem dinheiro, mas não tem a si mesma. 
Tadeu e Tito: Escolho o Tito. Bom demais quando as leitoras me perguntam como fazer para encontrar um Tito na vida delas.
Novo Conceito: Feliz demais de ser uma autora do Selo Novo Conceito Jovem. A editora é maravilhosa!
Novela ou Teatro: Os dois são veículos bem diferentes e adoráveis.
Melhor atuação foi em: Maria da Poesia no teatro.
Melhor projeto fora da literatura: Curto demais fazer o Crônica Falada!
Sonho: Me tornar best seller e ser mãe.
Blogs Literários: São grandes parceiros e ajudam muito divulgando os livros. Meu sempre obrigada. 
Um ídolo: Curto muito a Frida Kahlo. 
Uma frase: "Eu quero morar no coração dos leitores!"

Over Shock - Obrigado, Tammy, por sua simpatia e por aceitar conceder essa entrevista. Espero que você tenha gostado e que todos gostem e se interessem por seu trabalho. Aproveito para desejar muito sucesso, parabenizá-la por tudo aquilo que você faz e vem contato, e também para deixar espaço aberto para que você faça suas considerações finais:
Tammy - Ricardo, muito obrigada pela oportunidade de falar com os leitores. Sucesso para nós! Quero agradecer todos os leitores por serem tão queridos comigo, estarem do meu lado e torcerem. É muito fofo! Meu sempre obrigada. Aproveito para desejar para todos que sejam sempre felizes.

“Um namoro acaba e jamais seremos os mesmos. Em algumas fases da vida, você se entrega para quem não te dá o menor valor e a única maneira de inverter isso é se valorizar” (Garota Replay – pág. 137).