A Perseguição (The Grey)

Resenha: Todos os anos, diversos filmes de sobrevivência chegam aos cinemas prometendo algo novo, porém a fórmula é sempre a mesma e por isso dificilmente surpreendem. A Perseguição, dirigido por Joe Carnaham, é o tipo de filme que conquista mais pela produção, do que pelo próprio enredo.
Ottway (Liam Neeson) trabalha em uma empresa no Alasca e sua principal atividade é manter os lobos afastados dos demais funcionários. Durante uma viagem que fazia de volta para casa, o avião em que Ottway estava sofre um acidente e ele está entre os poucos sobreviventes. Com muitos ferimentos e poucas formas de se manter, os sobreviventes tentam encontrar a cidade mais próxima, mas estão no território de uma alcateia de lobos e esses animais se tornam os maiores inimigos do grupo.
Baseado no conto Ghost Walker, de Ian Mackenzie Jeffers, A Perseguição é repleto de ação e emoção, mostrando os sentimentos de todas as personagens e o motivo que elas têm para buscar, ou não, a própria sobrevivência. Em raros momentos, a junção da ação e do drama dá um bom resultado, porém faltou para que isso fosse totalmente positivo.
Diria que o principal erro está em cenas clichês. Essas cenas são exageradas não apenas neste, como também em outros filmes do gênero e isso chega a ser cansativo. O diferencial neste caso é a produção e filmagem dessas cenas, bem como a atuação dos atores. É difícil encontrar falhas que possam atrapalhar a fotografia, por exemplo, que é o que mais chama atenção ao longo do filme.
A atuação de todos os atores, sobretudo Liam Neeson, também deve ser mencionada, afinal, é quem dá o brilho maior ao roteiro, que deixa a desejar. Ele se expressa bem quando se trata do medo sentido por Ottway, e também mostra certa preparação quanto a defesa dos ataques lupinos – e o roteiro exige muito dessa preparação. Apesar de que a cada cena acontecem novas mortes, os demais atores se sobressaem, ainda que algumas personagens tenham atitudes infantis e às vezes até irritantes.
Existem dois tipos de situações em A Perseguição: a luta do homem contra a natureza; e a luta do homem contra seus próprios sentimentos. É ainda um jogo de sobrevivência, onde o inimigo é bem explorado e devido a isso, requer calma e garra dos sobreviventes para que termine da melhor forma para todos. Os lobos deixam a tensão A morte está presente do início ao fim, e resta saber, ao iniciar o filme, como ela vai atingir as personagens. Seja com sangue ou com desatenção, o espectador pode esperar muita ação e drama. No final, provavelmente a pergunta será: não podia ser melhor? Isso vai acontecer principalmente com o final, que chega a ser decepcionante.